quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Plano de Viagem - 3



Por fim, neste último passo gostaria de dar relevo a outro grande pilar da nossa caminhada... DEUS-LIBERDADE.

Então, para sermos cristãos maduros e humanos ainda mais felizes, devemos:


Criarmos hábitos de HIGIENE DO HOMEM INTERIOR, despertando para a necessidade frequente de tempos de silêncio, oração, encontro na meditação com Aquele que é Amor e habita no mais íntimo do nosso íntimo, de modo a que o nosso Homem Interior se robusteça e cresça à imagem de Jesus Cristo.

Cultivarmos um ritmo de FORMAÇÃO CONTÍNUA nos conteúdos da Fé, na interpretação bíblica e na espiritualidade, de modo a completar e harmonizar os três níveis de caminhada JR: pessoal, local e geral.

Mantermos uma atitude de EMPENHO PESSOAL na caminhada, condição essencial para que as dinâmicas locais e gerais sejam verdadeiramente significativas, válidas e consequentes. Com efeito, é da riqueza partilhada de cada um que brota a riqueza do grupo.



Bem... depois de vermos um Deus que se dá constantemente na Sua Palavra, que se oferece sempre que nos reunimos uns com os outros, que criamos e fortalecemos relações, que construímos comunidade, hoje quero chamar à atenção para um outro facto fantástico que é:

Deus ama-nos de tal modo que não espera nada de nós... fez-nos livres e chama-nos à liberdade. Somos livres de optar pelo que queremos, pelo que desejamos. A única coisa que Deus faz é AMAR-mo-nos, querendo por isso o melhor para nós... a nossa FELICIDADE.

É claro que à medida em que abrimos o nosso coração ao Pai, sentimos que estamos constantemente a ser convidados a fazer mais... a ser mais. É impossível acolher a Sua palavra, experimentar viver em comunidade e ficar exactamente na mesma. É um convite e uma liberdade forte demais para ficarmos simplesmente quietos.
É por isso que neste último passo somos chamados a cuidar do nosso interior. É neste passo que percebemos que esta caminhada nunca terá fim, pois ao longo do nosso CAMINHO estaremos constantemente a aprender com a PALAVRA que ouvimos e vivemos, com a COMUNIDADE que experimentamos e criamos... é uma caminhada grande de mais para terminar nos outros... aqui temos um papel muito importante a desenvolver... é aqui que entramos em cena, é aqui que somos convidados a criar o nosso caminho... cada passo que damos, é um novo passo que acrescentamos ao caminho - é uma estrada que se constrói, pois há nossa frente não existem estradas... o que há são convites, opções, escolhas, ... coisas que temos que ser nós próprios a fazer pois ninguém as poderá fazer por nós.

Continuem a CAMINHAR sem medos... por vezes damos passos firmes, de outras vezes nem por isso... mas todos os passos ensinam-nos algo e fortalecem-nos.

AMEM E SEJAM FELIZES... confiem sempre no PAI pois nunca ninguém saiu mais pobre depois de se deixar encontrar por Ele.

1 comentário:

Paula disse...

OLÁ! :)
Adorei ler o maravilhoso texto que partilhas connosco...

As tuas palavras fizeram-me sorrir.. ganhar força para caminhar..embora os meus passos nem sempre tenham sido firmes...

Tenho procurado, sempre que posso, falar com Ele ouvi-Lo muitas vezes no silêncio...

È reconfortante saber que existe pessoas como tu... dão confiança que futuro será melhor...

Muito obrigado pelas tuas palavras
um abraço
Olhando Infinito