quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Plano de Viagem - FIM (mas não o fim)


Para concluir a minha dissertação (xi... já uso palavras caras e tudo!? :ob ) acerca do Plano de Viagem, não posso deixar de citar algumas frases da constituição da Congregação do Santíssimo Redentor, que ao longo do tempo se foram tornando VIDA em todas as pessoas que as decidiram acolher na sua totalidade todos os dias das suas vidas. Assim sendo...



“Como chamados a continuar a presença de Jesus Cristo
e a sua missão no mundo,
os Missionários Redentoristas escolhem,
por isso, a pessoa de Cristo como centro da sua vida
e esforçam-se por se unir cada vez mais a Ele em comunhão pessoal.


Assim,
tornam-se fortes na Fé, alegres na Esperança, fervorosos no Amor, inflamados no zelo, humildes, treinados na oração,
homens apostólicos, genuínos discípulos de Santo Afonso,
seguidores alegres de Cristo Salvador,
participantes do seu Mistério, anunciadores de Cristo
com evangélica simplicidade de vida e de linguagem,
livres de si mesmos
e constantemente disponíveis para as coisas mais difíceis,
vivendo para anunciar aos homens a Abundante Redenção”


(Constituições 20 e 23
da Congregação do Santíssimo Redentor – C.Ss.R.)


Estas palavras foram escritas a pensar nos missionários redentoristas. De qualquer modo, qualquer um de nós também pode ser missionário... basta para isso querer!? Missionário é todo aquele que tem uma missão... já descobriste qual é a tua?


Então sê FELIZ.




Quando conheci os missionários redentoristas, estes mostraram-me que a fé era como um banco com quatro pernas. Uma perna para a ORAÇÃO, outra para a REFLEXÃO, outra para a MISSÃO e por fim mais uma para o CONVÍVIO. Se alguma destas faltasse na nossa vida, a fé, tal como aconteceria com o banco, acabaria por cair!?

Não digo que por não vivermos firmemente e experimentarmos todas estas dimensões da fé, que vamos deixar de a ter... o que quero dizer é que conseguindo conciliar e viver com compromisso estas quatro pernas... a nossa vida é totalmente diferente... é o pôr em prática todo o Plano de Viagem... a dinâmica de constante aprendizagem, de vivência em comunidade, de partilha e, por fim mas que não é o fim pois a caminhada não se esgota, a parte da missão onde cada um é chamado a fazer e a SER aquilo que é... e nada mais que isto.


Nunca poderemos DAR nem SER aquilo que não temos e não somos. Por isso, Deus ama-nos tal e qual como nos apresentamos e convida-nos a sermos sempre e cada vez mais.... FELIZES no AMOR.


Continua a experimentar...


Eu neste momento ainda só estou a aprender, de qualquer modo encanta-me a forma como tudo o que sinto é constantemente multiplicado por esse mesmo sentimento na medida em que me dou e me entrego totalmente ao CAMINHO.


AMEM E SEJAM FELIZES...

2 comentários:

Maria João disse...

Digo o mesmo: Sede missionários!

Jesus precisa de trabalhadores para a messe, ou seja, precisa de amigos que caminhem com Ele e que vão anunciar a Boa Nova do Amor e do Perdão. E como é bom caminhar com Ele...

E, claro, não se esqueçam que a acção é importante, mas tem de haver muita oração.

Ser missionário, é perguntar no dia-a-dia: "O que Jesus faria se estivesse perante esta situação?"

beijos em Cristo

Rui Vasconcelos disse...

Olá Toni, muito obrigado por esta 3ª parte que eu esperava!
Pois é verdade que ser missionário redentorista é pertencer a uma família no Espírito no seio da Igreja, uma família consagrada para a missão da evangelização!
Muito obrigado por poder ser teu companheiro em Jesus e no anúncio do Reino.
Grande abraço.