quarta-feira, 4 de abril de 2007

Jesus Ressuscitado

Já passou uma semana e... querendo falar da Páscoa dos Cristãos, parece que não tenho palavras para descrever tal maravilha. E depois falar de um acontecimento sem falar de toda a história que o antecede... é dificil para mim explicar o que sinto, e para os que lêem, é dificil entenderem o meu sentimento.
.
Bem... sem saber por onde começar, vou aproveitar a caminhada que foi proposta para esta Quaresma aos diversos grupos de catequese e à própria comunidade, e ainda o evangelho de Jesus, o Cristo, segundo Lucas que foi lido este Domingo.
.
A mensagem que a caminhada procurava transmitir era: "Vou fazer uma coisa nova!", e o evangelho transmitia o relato da Paixão de Cristo. E realmente o resultado desta PAIXÃO foi realmente algo de novo para toda a Humanidade.
.
.
Depois de perceber este relato, aquilo que se questiona é "Seria mesmo necessária esta morte?". E aí podemos chegar a uma conclusão... tendo em conta as pessoas que existiam naquele tempo, essa era a prova que faltava para que elas acreditassem que Jesus era realmente o tão esperado Messias. Infelizmente, se Ele voltasse de novo, o resultado final seria idêntico pois as pessoas estão presas demais ao seu próprio umbigo, é muito difícil largar tudo, lutar por uma vida que não seja a nossa.
Assim sendo, esta era a morte necessária. De qualquer modo, também há uma morte desnecessária... a morte de um homem bom e justo.
.
.
Falando um pouco na morte necessária, esta foi a única maneira de mostrar o verdadeiro Rei que Jesus é... Quando falamos em rei, todos se lembram daqueles de coroa, trono, manto, etc... aqueles que lutam de espada na mão contra tudo e contra todos para que o seu reinado permaneça. Jesus também assim foi, mas de uma maneira totalmente diferente. E foi isso que Judas não percebeu, que Pedro não entendeu, que tantos outros não acreditaram...
.
Digam-me uma coisa, se vos fosse anunciado que o messias seria um rei (descendência de David, pois David foi um poderoso Rei) que vos iria salvar dos tiranos (naquele tempo eram os romanos)... mas quando chegou a hora da verdade nada aconteceu (daquilo que estavam à espera), como se sentiriam?
Se formos a ver bem, Judas não foi nenhum traidor... foi antes impaciente! Ele fez como Maria nas bodas de Canaan... provocou Jesus a avançar. No entanto, quando viu que Jesus não era o rei que ele esperava... matou-se.
Pedro... ele esperava um rei. Ao ver os soldados no monte das oliveiras pega na espada e luta, esperando que Jesus faça o mesmo. Quando viu que nada aconteceu... não acham que já tinha motivos mais que suficientes para negar Jesus?
.
.
PS: depois continuo

2 comentários:

Rui Santiago cssr disse...

Estou à espera, Parceiro!!!

No PS fizeste uma promessa! Ou essas promessas são como as do outro PS?...

ahahah
Grande Abraço!
SHALOM

Tonito disse...

Amigo Rui...

não tenho continuado por impossibilidade de o fazer e tenho pena... há tanto a dizer e viver!? Tenho pena é que nem todos percebam essa maravilha que se chama... RESSURREIÇÃO.

Não sei quando o farei mas... acredita que continuarei.

Grande abraço

SHALOM