sexta-feira, 13 de abril de 2007

Há muito, muito tempo...


À muito, muito tempo… ainda não havia terra, água ou ar e já existia uma FAMÍLIA. Uma família em plena e perfeita COMUNHÃO de AMOR entre as três PESSOAS-DIVINAS. Nessa comunhão de amor constavam: Deus-PAI, um pleno dador de vida, um perfeito pai disposto a dar a Sua vida para dar tudo ao seu filho; Deus-FILHO, um pleno recebedor de vida, um perfeito filho que está disposto a acolher sempre o amor do pai e a retribuir esse amor; e Deus-ESPÍRITO SANTO, um pleno criador de relações. E a melhor figura que pode existir para explicar o papel de Deus-Espírito Santo é o de uma mãe… uma pessoa que se está sempre disponível e que procura sempre arranjar maneira de unir o pai com o filho e vice-versa.

Tendo esta FAMÍLIA uma perfeita dinâmica de AMOR – um PAI que procura dar tudo ao Seu filho, um FILHO que procura acolher todo o amor que o pai lhe dá e, ao mesmo tempo, retribuí-lo e uma MÃE que tem sempre necessidade de estar continuamente a arranjar forma do pai amar o filho e do filho acolher o pai… esta dinâmica não se podia cingir apenas nestas três pessoas. Assim sendo, esta família sonhou um projecto para poder partilhar todo este AMOR, um projecto onde fosse possível alargar esta bela FAMÍLIA.

Foi assim que esta Família se reuniu e começou por moldar uma bela terra… borrifou-a com uns pingos de água para lhe dar alguma humidade e, por fim, soprou sobre o que tinha feito para que a Sua obra se mantivesse fresca… e viu que tudo isto era muito bom. Mesmo assim, ainda faltava algo… então espalhou por toda esta terra, mar e ar muitos animais que pintassem este quadro de novas cores, sons e movimentos… e voltou a concluir que tudo isto era muito bom. Mesmo assim a Sua obra ainda não estava completa… faltava a cereja em cima do bolo, a menina dos seus olhos. Então para terminar a sua criação, esta Família pegou no melhor que tinha feito até àquele momento, deu um pouco do Seu AMOR e gerou o Homem, o único ser até àquele momento que não era feito perfeito, o único que não seria completo. Então, porque o que esta Família desejava era amar e tornar tudo perfeito na sua comunhão, deu um desafio ao Homem: “TUDO O QUE FIZ DOU-TO A TI. AMO-TE DE TAL MODO QUE SÓ TE PROPONHO UMA COISA… VIVE, CAMINHA, CONSTRÓI-TE PESSOA, CRIA RELAÇÕES… AMA E SÊ FELIZ!?”.

Bem… o Homem não percebeu muito bem esta proposta pois não conhecia muito bem a arte de AMAR. Então, ao longo dos seus primeiros passos, o Homem rapidamente descobriu o sentimento da inveja, do desejo, da ganância, e muitos outros que iam totalmente ao contrário da proposta feita por aquela Família. De qualquer modo, os borrifos de água e o sopro dados por esta Família no acto da criação iam lembrando os Homens da proposta feita no início. Alguns, apesar do receio que tinham em mudar, até procuravam responder ao desafio e, vejam bem, procuravam relembrar outros Homens para aquilo que estavam chamados a ser e a fazer. Por uns tempos a coisa até corria bem mas, mais tarde ou mais cedo, o caminho recto tornava-se rapidamente numa enorme rotunda… podemos dizer que tudo isto era como uma grande GUERRA… guerra essa que ia sofrendo algumas alterações – umas boas, outras nem por isso, mas vitórias… essa tardava em chegar.

Então, eis que no meio dos Homens surge um HOMEM. Um HOMEM em muito diferente dos outros – diferente na maneira de estar, na maneira de falar, na maneira de viver. Esse HOMEM era realmente uma novidade… era o único Homem que já tinha percebido perfeitamente a grande proposta feita, era o único que já tinha visto que só com uma vitória perante aquela GUERRA, é que se poderia viver perfeitamente o desafio colocado por aquela Família. Então começou por ensinar uns poucos de Homens qual o verdadeiro desafio que estamos chamados a enfrentar, pois muitos deles já se tinham esquecido do desafio original, e outros nem sequer tinham ouvido falar dele.
Vendo que este ensinamento tinha que ser levado a muitos outros Homens, Ele procurou ensinar alguns Homens sábios… mas eles diziam que esse desafio não era para eles. Então foi caminhando, percorrendo estradas, passando por diversas terras, dirigindo-se Homem após Homem… e sempre relembrava o desafio original, procurava sempre falar do PROJECTO daquela FAMÍLIA.
Muitos os que ouviram aquelas novidades, mas foram muito poucos os que a aceitaram e acolheram. Bem… é giro como todos aqueles que aceitaram, ou eram pequenos, ou tinham problemas de saúde, ou eram pobres, ou… tinham simplesmente um coração pequeno… pequeno porque era simples, mas sempre disposto a acolher novos desafios. E foram estes os Homens que foram seguindo aquele HOMEM… gostavam muito de ouvir falar do PROJECTO – mesmo não percebendo muito bem o que isso quereria dizer. No entanto, as maldades pelo qual já tinham passado, faziam-lhes crer que algo de novo nas suas vidas era bem melhor que aquilo que tinham… mesmo não sabendo realmente de que coisas aquele HOMEM falava.

A novidade foi-se espalhando e, três anos após o aparecimento daquele HOMEM, muitos eram os Homens que já estavam fartos de ouvir falar de desafios, de um projecto que terminaria definitivamente com a GUERRA. Bem… o certo foi que, tudo aquilo que o HOMEM tinha dito e feito, era motivo mais que suficiente para o acusar de algo. As acusações sem fundamento eram cada vez mais e ditas cada vez em mais alta voz… a situação era de tal modo triste, que até aqueles que tantas vezes tinham seguido este HOMEM, mesmo esses já tinham dúvidas daquilo que tinham ouvido.
Este HOMEM sentiu que o seu fim estava próximo… mas também sabia bem que esse fim, NÃO ERA O FIM.


Podia continuar mas… todos já sabem que esse HOMEM pelo qual conhecemos com o nome de Jesus, firmou as suas opções até ao fim e aceitou as consequências das mesmas… tudo pela vitória de uma GUERRA que, para muitos, era impossível de vencer. Sim… Jesus, com a sua RESSURREIÇÃO, venceu a morte e foi mais longe, Ele destruiu a morte para que esta não voltasse a ganhar perante o humano. Assim sendo, o grande desafio que o Deus-Amor nos continua a propor hoje, é uma caminhada de humanização… humanização essa que se tornará divinização à medida que formos ressuscitando. E é com a certeza de que à medida que nos tornamos cada vez mais PESSOA, nos aproximamos cada vez mais da grande FAMÍLIA que é Deus, que proponho a todos… AMEM E SEJAM FELIZES… é esta a certeza que Deus nos dá… tudo o que é feito por amor e em amor, tudo o que é feito em graça e de graça… nunca nos deixará mais pobres – muito pelo contrário… COM DEUS, NUNCA SAIREMOS DERROTADOS
.

4 comentários:

Rui Santiago cssr disse...

LIIIIIIINDOOOOO!!!

Tenho a certeza absoluta de que este texto é uma das coisas mais bonitas que já escreveste na tua Vida!!!

É fantástico, tanto na profundidade como na beleza!

Obrigado por ti!

SHALOM

ps. já agora, não te custa muito: edita o post e muda no título e no princípio o "À muito tempo..." porque este "À" é com H "Há", do verbo "haver"...

Estás perdoado! Eheheh

Tonito disse...

Amigo...

não sei se é das coisas mais bonitas que escrevi mas... tenho a certeza que foi uma das que me deu mais prazer de escrever.

Obrigado pela força que nos dás apenas com umas simples palavras.

SHALOM

Anónimo disse...

Obrigado pelo recordar simples de toda a história da criação! Parece que escreveste um novo génesis!
Obrigado pelo teu testemunho!

Tonito disse...

Antes da criação ou do novo génises como lhe chamaste, o que procurei com este texto foi dar relevo à vida de Jesus... uma vida que teve como horizonte o completar o PROJECTO que Deus tinha sonhado para a menina dos seus olhos, que é a HUMANIDADE.

E para completar, a única coisa que faltava era o fim da morte, a derrota definitiva da morte até ao fim dos tempos... e isso foi conseguido em Jesus.

Neste momento, toda a Humanidade deve alegrar-se por poder viver em pleno o Projecto de Deus... uma vida em crescimento... um caminhar contínuo sempre em direcção a Deus.
Digo pleno, porque não há mais nada a acrescentar ao projecto... o que há, são vidas em desenvolvimento, caminhos em construção... tudo numa dinâmica humana, pois o projecto... esse ficou completo na ressurreição de Jesus, e Nele todos os outros também ressuscitaram e todos ressucitarão.

Obrigado... é bom poder ser mediação para os outros.