quinta-feira, 29 de março de 2007

Uma PASSAGEM...

Por incrível que pareça, estamos prestes a viver mais uma Páscoa... O tempo não pára e, por vezes, passa sem nós próprios darmos conta disso.
.
O que quero partilhar desta vez, é um pouco a importância desta Páscoa... uma Páscoa que até já existia antes de Jesus, apesar de ter outro significado e que ainda hoje é celebrado pelos judeus.
.
A Páscoa, a Passagem que tanto ouvimos falar e celebramos é apenas uma... a de CRISTO... no entanto, esta Páscoa torna-se ainda mais bonita quando percebemos as outras Páscoas. Assim sendo vou falar-vos da Páscoa segundo três perspectivas... a Páscoa da Natureza, a Páscoa dos Judeus e a nossa Páscoa... a Páscoa de Cristo.
.
.
Páscoa da Natureza
.
Esta é fácil de perceber... a Páscoa coincide com o desabrochar, o renascer da natureza. Nesta altura, início da Primavera, tudo vai mudando... são as folhas que enfeitam os despidos ramos das árvores (árvores essas que foram tantas vezes limpas nos dias de vento das suas velhas folhas e dos ramos podres), as flores que morreram com o frio e que agora mudam a paisagem e tornam mais belos os nossos jardins. É um novo quadro que agora nasce cheio de muitas, lindas e belas cores. É o terminar do frio, do tempo algo triste...
Volto a repetir... é o renascer da natureza, a passagem de uma esterilidade para uma pura fecundidade...
.
.
Páscoa dos Judeus
.
Antes da Páscoa de Jesus, já se vivia e celebrava uma páscoa... Essa Páscoa era, e ainda é nos dias de hoje, a celebração, a festa da libertação do povo de Deus, o chegar à terra prometida depois de 40 anos de caminho pelo deserto. É o fim de tanto tempo de escravidão, de sofrimento. É o recomeço de uma nova vida, a passagem da escravidão à liberdade, do espezinhado ao aliviado e ganhador de uma renovada vontade de continuar a lutar...
.
.
Páscoa de Cristo
.
Esta é, para mim, a mais bela Páscoa. De qualquer modo, tornou-se ainda mais bela à medida que fui percebendo as outras Páscoas, pois todas elas são fruto e sinais que Deus me vai dando para eu viver a minha própria Páscoa.
A Páscoa de Jesus, ou a Ressurreição de Jesus, é o culminar de um projecto que Deus tinha para a humanidade... foi a partir desse momento que todos os humanos passaram a poder pertencer de uma forma divina à grande FAMÍLIA que é Deus. Foi com a ressurreição que se atingiu a plenitude da ALIANÇA tanto proclamada.
.
.
PS: eu continuo esta bela PÁSCOA... é impossivel ficar por aqui. De qualquer modo agora não posso continuar

Sem comentários: