quinta-feira, 22 de março de 2007

A justiça dos Homens e a JUSTIÇA DE DEUS


Este fim de semana tive uma conversa familiar muito bela... Uma conversa que foi de encontro ao evangelho de Domingo... "O Filho Pródigo".
.
Como todos devem saber, essa passagem fala bastante do Amor de Deus-PAI para com todos os seus Filhos, independentemente dos erros que eles tenham cometido... é este o jeito de amar de Deus!? E se tiverem dúvidas, vejam qual foi a primeira atitude do pai ao ver o seu filho... ainda ele vinha longe e o pai saiu a correr ao seu encontro (isto não vos é familiar? em toda a bíblia... quem é que vai ao encontro de quem? quem é que dá sempre o primeiro passo?... é muito bonito isto... e depois a atitude de vestir o filho, matar o vitelo, etc... tudo gestos e formas de dizer... "Tu nunca deixaste de ser meu Filho, e como eu te amo, quero-te ao meu lado... nem mais acima nem mais abaixo... quero-te ao meu lado...", isto é uma verdadeira prova de AMOR).
.
Então, tendo em conta este evangelho, a conversa rondou em torno da justiça, da reconciliação. De qualquer modo o que eu gostava de frisar era a diferença entre a justiça dos Homens e a JUSTIÇA de DEUS, pois apesar da palavra ser igual, o seu significado é muito diferente...
.
A justiça dos Homens ainda se encontra muito à volta do antigo testamento... ainda há muito do "olho por olho, dente por dente", "cá se fazem, cá se pagam"... "Se fizeres bem, então mereces o bem. Se fizeres o mal, então mereces o mal!?", daí os sacrifícios que se faziam... como forma de pedir perdão a Deus pelo erro cometido, pois se a vida não corria bem, era sinal que Deus andava zangado com alguma coisa.
Esta é uma justiça onde vemos um Deus sentado na poltrona a olhar para os seus meninos e a apontar os seus erros e, um dia, vão pagar pelos seus males... é um pouco os tribunais dos dias de hoje... um juíz, os jurados, réus, etc... é esta a justiça dos Homens.
.
Quando quizermos falar da JUSTIÇA de DEUS, temos que olhar mais para o novo testamento, temos que olhar para Jesus, pois Ele mostrou radicalmente qual era a Justiça... Então já não se verifica um "Olho por olho, dente por dente", mas antes... "Quem nunca pecou que atire a primeira pedra", "Se te baterem numa face, oferece tu também a outra.", etc...
A Justiça neste caso é um pouco como no livro dos Juízes no antigo testamento. Eles chamavam-se juízes, não porque julgavam as pessoas ou porque apontavam o dedo a alguém a dizer o que estava bem ou mal. Eles eram juízes, porque eram homens que se sentiam chamados a SALVAR, eram chamados a ajudar alguém, a resolver alguma situação.
Assim sendo, dizer que Deus é Justo, é o mesmo que dizer que Deus é Salvador.
.
Por isto tudo, dou graças por Deus me chamar e me querer ao seu lado, nem mais nem menos importante, quer simplesmente amar-me como a todos os outros e acolher-nos a todos na Sua família. Dou graças Deus por ser Salvador e me chamar a sê-lo também... foi tudo isto que Jesus mostrou tantas vezes por gestos, por atitudes.
.
Beijos e Abraços em Cristo Redentor...
.
SHALOM
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pela partilha!
Pedro

Rui Santiago cssr disse...

Muito Bom, Amigo! Muito Bom mesmo!!!

Que bonito texto.
Um Forte Abraço.

SHALOM