terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Profundamente MERGULHADO


Mas o melhor ainda estava para vir…

Sim… apesar de ter trabalhado sábado, o Pai ofereceu-me a hipótese de ir visitar um sítio magnífico, calmo, belo, …, um local onde me senti um pouco mais próximo Dele (não por ser alto, mas por ter tido a hipótese de PARAR para o escutar). E depois de um dia em FESTA… sim, em festa interior… que melhor forma poderia ter para terminar o dia se não a CELEBRAR?

Sinto que esta partilha já vai com uma semana de atraso mas… um mergulho é sempre um MERGULHO!? E sabem de uma coisa… o NATAL também é SEMPRE que o Homem quiser.

Pois bem… o melhor mesmo foi poder sentir-me em COMUNIDADE, poder estar com outros semelhantes a mim e irmãos meus na forma como vivemos a VIDA. Estar em COMUM-UNIDADE, faz-me sentir verdadeiramente MERGULHADO na história que o Pai construiu durante séculos e que me convida a continuá-la hoje.
Sabem… no Baptismo de Jesus, eu vivi o meu próprio baptismo. Foi na sua experiência baptismal que eu celebrei a minha naquele dia.

Naquele tempo, os judeus eram baptizados após uma caminhada, o chamado catecumenado (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade, mas é que não preparei a lição… EH EH EH), e o “culminar” dessa caminhada era o chamado baptismo (na água e no Espírito), onde eles eram mergulhados totalmente em água.

Nesta experiência vejo bem a diferença para os dias de hoje… sinto-a e celebro-a como um CRISMA… uma Festa que celebramos após alguns anos de caminhada, uma Festa celebrada por aqueles que a querem Viver realmente (se bem que, infelizmente, hoje nem sempre é assim), uma Festa onde nos comprometemos com uma História, com um passado, e reforçamos a nossa Aliança dizendo: “A PARTIR DE HOJE, TAMBÉM EU QUERO CONTINUAR A VIVER, A CELEBRAR ESSA HISTÓRIA, TAMBÉM QUERO CONTINUAR A CAMINHAR E A ESCREVER ESSA HISTÓRIA”.

Sabem… vejo nesta festa uma mudança… é algo feito por nós, ninguém escolhe por nós, somos nós que optamos, é como que NASCERMOS NOVOS.
O Baptismo de Jesus ou o nosso Crisma, é um momento de mudança interior, sinto esta festa como o REVIVER A ALIANÇA QUE O PAI FEZ, e continua a fazer, CONNOSCO, é o comprometermo-nos totalmente com um passado e responsabilizarmo-nos pelo presente que construímos a cada passo que damos.

Esta Festa, vivo-a sempre que estou a ser chamado a SER mais… e nestes dias tenho-a vivido MUITAS vezes…

O dia terminou com outra festa… mas essa fica para mim!? AH AH AH





Olha Pai… OBRIGADO pela FESTA que hoje vivo.

Obrigado por me levantares SEMPRE da tristeza que poderei sentir,
por nunca me deixares cair, mesmo quando eu sinto que estou lá no fundo.

Sabes… esse convite tão teu, esse gesto tão libertador… LEVANTA-TE…
hoje faz-me sorrir… julgo que foi esse apelo que me trouxe de novo à FESTA que já estava a ficar um pouco esquecida.

OBRIGADO Pai pelas maravilhas que em mim fazes renascer.

Espero estar SEMPRE à altura dos teus desafios,
e espero conseguir responder afirmativamente a todos os apelos e convites que me fazes.

Hoje fico por aqui…

OBRIGADO

2 comentários:

Rui Vasconcelos disse...

Um grande abraço para ti Toni, muito obrigado por estas partilhas que nos estás a deixar! Obrigado pelo mergulho com o Mestre que estarás a viver, no que aqui partilhas.

Sol da manhã disse...

"O dia terminou com outra festa… mas essa fica para mim!? AH AH AH"


Não há direito!!! Festa, festa e mais festa e ainda termina o dia com OUTRA festa e não conta nada! Oh não há direito! Assim uma pessoa fica cheia de curiosidade... isso não vale! E ainda goza "AH AH AH"!

:D

Muito Obrigada por ti!

Um abraço "daqueles".