quarta-feira, 30 de abril de 2008

Ainda não passou UM MÊS


Nem sabem como é bom estar aqui antes de ter passado um mês...

Esta fotografia é fruto de um grande fim-de-semana em família com tantos irmãos meus em Cristo.

Ela surgiu no fim de um dia de trabalho em grupo onde tínhamos que responder a uma questão:

O QUE PROCURAIS?

Para nos ajudar a responder a essa questão preparámos um momento de oração dividido em quatro partes:

- A novidade de Deus;
- O fascínio de Jesus;
- O melhor de Mim;
- O sentido da História.

E foi nestes quatro momentos que nos concentrámos para construir uma imagem que nos ajudasse a responder à questão inicial... O QUE PROCURAIS?

Assim sendo escolhemos os seguintes símbolos:

- a FONTE;
- a ESTRADA;
- aquela imagem com o CORAÇÃO;
- a BÍBLIA.

Porquê estes símbolos?

Porque SIM... estou a brincar...

Para representar a novidade de Deus, escolhemos aquele símbolo que muito nos tem acompanhado durante este ano... a FONTE. Uma fonte porque é nela que nasce a sempre fresca água que nos refresca, que nos dá vida. Uma fonte porque me faz lembrar o mar... porque a sua imensidão, o seu cheiro, os seus sons me serenam. E é nesse mar que observo o constante vai e vem das ondas... cada uma tão bela e tão única, tão diferentes umas das outras pois nunca há duas ondas iguais. Daí a fonte... porque tal como a dança constante das ondas, todas diferentes umas das outras, nos trazem sempre algo de novo... e é assim que olho para Deus... uma constante nascente de novidades sempre frescas e repletas de vida.

Para representar o fascínio de Jesus, escolhemos outro símbolo que nos tem acompanhado durante muitos fim-de-semana… a ESTRADA. Uma estrada porque… porque é no encontro com Jesus que nos sentimos chamados a caminhar, porque Ele nos convida a construir CAMINHO, porque é n’Ele que percebemos o quanto é importante humanizarmo-nos.

Para o melhor de Mim, não escolhemos nada… foi com um enorme prazer que construímos aquele símbolo… um CORAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO. Eu passo a explicar… é um coração preenchido por escamas numa metade e por AMOR na outra. As escamas representam tudo aquilo que nos prende, que não nos deixa caminhar… e é no encontro com Jesus que as perdemos… daí a imagem do EMANUEL no meio que pouco a pouco nos limpa o coração dessas escamas, nos liberta delas - daí verem aquelas escamas no chão... as escamas já perdidas em favor do AMOR.

Para representar o sentido da História, não há nada melhor que o símbolo da HISTÓRIA… a BÍBLIA. É nela que podemos ler muitas HISTÓRIAS, podemos reviver muitas VIDAS e sentir como antes de nós tantos foram aqueles que também se encontraram com Deus, sentiram fascínio por Jesus, descobriram nesse encontro o melhor deles mesmos e sentiram um forte apelo em construírem a História, em fazer-se História.


Foi sem dúvida um fim-de-semana maravilhoso…

Sem comentários: