segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

UNIVERSALIDADE

"Sabias que os Reis Magos eram quatro e não três?"
.
"NÃO! Mas eles não são apenas três? Deves estar enganado! Ou então, se assim foi, o outro perdeu-se ou quê?"
.
"Não... é claro que não estou enganado. E não... o quarto não se perdeu, ficou foi para trás a fazer o bem e acabou por não chegar a tempo de ver o menino!"
.
.
Sabem... é tão lindo o que as pessoas dizem... e é apaixonante a maneira terna e maravilhosa como os evangelistas narram o acontecimento pascal, a Ressurreição de Cristo.
.
Sabem... cada vez que o meu coração se abre para acolher a Palavra, brota dele uma tremenda alegria que nem consigo explicar. É isto que me deixa cada vez mais apaixonado por Cristo.
.
.
Este fim de semana dei por mim a maravilhar-me com a sabedoria dos evangelistas, eles conheciam bem as escrituras... foi assim que surgiu a viagem dos Magos ao presépio.
.
As escrituras já falavam nas nações que seguiriam a luz, no Rei que já no berço era recebido por Reis... por isso é que Mateus colocou os magos a seguir a estrela até Belém. É a Palavra a renovar-se independentemente do acontecimento histórico.
.
Para os evangelistas, Jesus era o Messias, o Ungido, não tinham qualquer dúvida disso... e Mateus falando para judeus convertidos, nunca poderia dizer que Jesus nasceu numa gruta e que tinha sido visitado por pastores (tal como relata Lucas)... tinha que partilhar aquilo no qual acreditava segundo a experiência daqueles que o escutavam... nasceu numa casa onde foi visitado por sábios tendo-lhe sido oferecido do melhor que poderia haver na altura... e só os reis poderiam dar o melhor. Um Rei visitado por reis... só assim é que poderia ser...
.
Vejam o evangelho de Lucas e descubram as diferenças... verão como os ouvintes, aqueles para quem Lucas se dirige são tão diferentes daqueles que escutam Mateus.
.
.
Bem... mas aquele que mais me encanta é Paulo... um homem muito à frente. Nestes dia, tenho estado a preparar uma reunião de catequistas onde vamos falar um pouco da experiência de Paulo... da sua conversão. E segundo a sua CONVERSÃO iremos ver como ele anunciou a UNIVERSALIDADE do amor do Pai. Um Amor que é de todos e para todos. Foi por isso que comecei por fazer referência aos magos... sábios que vieram de todos os cantos da terra, representantes de todas as nações que vieram ver o menino... todos o vieram adorar.
.
Sem sombra de dúvida... é isto que sinto...
.
Um Deus-Amor todo poderoso que me ama e nos ama acima de tudo.
Um Deus-Amor todo poderoso que fez tudo por nós e para nós.
Um Deus que me convida a ser como Ele, a ser pertença Dele, a ser parte Dele.
Um Deus que não descansa, mas que convida a caminhar, a crescer, a amar.
.
.
Um grande amigo meu irmão fala Dele como "meu Senhor e meu dono"... e sabem... percebo bem estas palavras, e sinto-as em mim, se bem que tantas vezes não lhe entrego o meu coração no seu todo.
.
Olha bom Deus... tu que és meu e és de todos, tu que me amas e nos amas, tu que cuidas de mim e de nós com uma entrega inigualável, que nos dás tudo o que precisamos... quero-Te dizer hoje que me ajudes a ser também todo teu... um teu que também é de todos pois tu também estás em todos.
.
Ajuda-me bom Pai a AMAR desse jeito.
Ajuda-me a dar-me assim como tu bem fazes.
Ajuda-me a ser de todos e para todos, a não me esconder apenas naqueles que me rodeiam, naqueles que conheço, naqueles onde sei que chego facilmente.
Ajuda-me a dar o que precisam de mim.
Ajuda-me a ser um TU.
Ajuda-me a ser o Teu rosto.
Ajuda-me a ser a Tua Palavra.
.
.
Será que estou a pedir muito?
.
Olha... ajuda-me simplesmente a ser aquilo que tu sonhas para mim.

4 comentários:

Sol da manhã disse...

ALELUIA!!!!!!

Um texto "à Tony"!!!!!!! Até que enfim que os "outros valores" puderam esperar um pouquito mais... EHEHEHEHHEHEHEHEHEHEH

Pronto, "isto" é só para te dizer que fiquei deliciada com o texto.

O Paulo... GRANDE Senhor, o Paulo! Muito à frente, mesmo!!!! APAIXONADO, "apanhadinho de todo" e apaixonante, ehehehhehehe!!!!!!

Tony desejo-te, um ano BOM sempre NOVO e muito FELIZ!!!!

Um GRANDE abraço!!!

Rui Vasconcelos disse...

É pá, que parto tão longo! Mas agora percebo, para "dar à luz" esta partilha...

Obrigado Tony, e grande abraço!

Anónimo disse...

Parabéns por esta linda partilha! Aproveito para te desejar um Feliz 2008.
Com a alegria e a creteza da abundância do Amor de Deus

Nascer de Novo... disse...

...Obrigado obrigado mesmo. Quando paramos dos nossos ritmos exteriores, e nos deixamos habitar, possuir pelo Esírito Santo do Nosso Bom Deus... só podem saír textos assim.
Grande Abraço!!!